Muitas pessoas aprendem com os erros ao criar anúncios no Facebook. Você precisa conhecer quais são esses erros para:

  • Converter mais clientes;
  • Não ficar atrás dos seus concorrentes;
  • Refinar constantemente a sua estratégia de tráfego

Atualmente, o Facebook possui milhões de anunciantes ao redor do mundo. Isso significa que o mercado está cada vez mais competitivo e você não pode deixar margem para pequenas ou grandes falhas na criação de seus anúncios.

6 PIORES ERROS EM ANÚNCIOS DO FACEBOOK

1° ERRO: NÃO TESTAR ANÚNCIOS

Não testar é um dos maiores erros em anúncios do Facebook. Isso porque, não existe um modelo de anúncio perfeito. Você não pode criar um anúncio e “esquecer” dele. Os testes permitem que você analise diferentes versões de um anúncio e saiba qual funciona melhor para o seu negócio.

Com o Facebook, é possível criar diferentes tipos de testes para descobrir o desempenho dos anúncios. Assim, você evita erros ou perda de investimentos. O ideal é que você teste uma coisa de cada vez e você pode começar com:

 

CANAIS

Experimente direcionar anúncios para desktop, smartphones e também para o Instagram. Ao fazer isso, você descobre em qual desses canais a sua empresa consegue mais retorno — e pode investir mais no melhor canal.

FORMATO DO ANÚNCIO

Faça o teste do mesmo anúncio em formatos diferentes. No Facebook, você pode anunciar com vídeos e imagens em formato de Carrossel, Canvas, Facebook Lead Ads e outras opções.

CRIATIVO

Para testar qual criativo o seu público mais gosta, você pode alterar: o texto da descrição, o CTA do anúncio, adicionar ou retirar o preço, adicionar ou retirar benefícios, trocar a imagem ou o vídeo e muito mais!

O importante é que você faça essas mudanças aos poucos e vá analisando se foi positiva ou não.

 

TESTES A/B

O Facebook possui a opção de criar Testes A/B dentro do Gerenciador de Anúncios. Os testes A/B permitem que os anunciantes criem diferentes conjuntos de anúncios e façam testes para saber quais estratégias geram melhores resultados.

2° ERRO: NÃO CRIAR UMA ESTRATÉGIA

Não criar uma estratégia pode ser fatal para as suas campanhas e um dos piores erros em anunciar no Facebook.

Isso significa que para uma campanha ir ao ar, ela precisa de um planejamento prévio, com metas e objetivos para se alcançar.

Se você começar seus anúncios sem um planejamento, não vai saber definir se o anúncio teve sucesso ou não.

Além disso, ao anunciar seus produtos ou serviços, procure também criar estratégias de patrocínio para as publicações de conteúdos que gerem valor para o seu negócio. Pois elas atraem novas pessoas para a sua página.

3° ERRO: FAZER ANÚNCIOS CHATOS

Quando um anúncio não tem um bom engajamento significa que, talvez, ele não esteja sendo relevante para as pessoas, já que elas não comentam ou não curtem aquela publicação.

Para o Facebook, essa informação é muito preciosa, pois a rede social quer que cada vez mais as pessoas estejam conectadas e gostando dos conteúdos que veem.

Se você criar publicações que não são legais para o público, será penalizado pelo algoritmo do Facebook com um baixo alcance.

Já com os anúncios, se você criar um que o público não interage, será penalizado no preço final, que pode ficar mais caro.

Então, se você não quer pagar preços altos por um anúncio que não vai trazer resultados para o seu negócio e evitar um dos piores erros em anúncios do Facebook: não crie anúncios “chatos”.

 

O QUE DEFINE UM ANÚNCIO COMO CHATO?
  • Textos repetitivos;
  • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
  • Imagens cheias de texto;
  • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
  • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.
  • Busque evitar esses pontos e faça muitos testes! Assim, há grandes chances de você fazer anúncios interessantes para o seu público e com um investimento baixo.

 

4° ERRO: ESQUECER DE OTIMIZAR OS ANÚNCIOS

Muitas pessoas criam campanhas lindas, fazem estratégias e testes. Porém, esquecem de algo muito importante: otimizar os anúncios.

Você pode pagar para o Facebook entregar seus anúncios, mas ele não vai fazer tudo por você. O ideal é que você acompanhe diariamente o desempenho das suas campanhas e faça pequenas otimizações para gerar mais resultados.

Você deve fazer isso mesmo depois de um anúncio já ter passado por testes. Lembre-se: sempre há algo para melhorar!

Dicas de Otimização: ajuste seu orçamento a cada dois dias!

Assim, você poderá focar a maior parte do seu investimento em anúncios que realmente estão trazendo resultados. Fazendo essa melhoria em tempo real, você tem a chance de ter uma campanha com repercussão ainda mais positiva.

VERIFIQUE O DESEMPENHO DA CAMPANHA POR DISPOSITIVO:

Se a sua campanha está funcionando mais para desktop do que para dispositivos móveis, ou vice-versa, comece a investir onde você tem maiores resultados.

 

REAJUSTE A SEGMENTAÇÃO:

Acertar a segmentação é consequência de muitas otimizações e testes em anúncios. Quanto mais otimizar, mais chances você terá de chegar ao público ideal para cada produto ou serviço que oferece.

5° ERRO: FOCAR APENAS EM NOVOS SEGUIDORES

Aumentar o número de seguidores da página é o objetivo de muitas empresas. E não é errado ter essa métrica como objetivo, pois é sempre bom que novas pessoas conheçam o nosso trabalho.

Porém, focar apenas em conseguir novos seguidores é um dos maiores erros em anúncios do Facebook.

As pessoas que já seguem o seu negócio estão mais familiarizadas com a sua marca e têm uma possibilidade muito maior de comprar os seus produtos.

Por isso, invista mais em pessoas que estão próximas de fechar uma compra do que em pessoas que ainda estão conhecendo a sua marca.

6° ERRO: NÃO SE ATUALIZAR

O Facebook muda com frequência as funções disponíveis no Gerenciador de Anúncios e no algoritmo que entrega conteúdos no Feed de Notícias dos usuários.

Por isso, uma das dicas mais valiosas que vou dar para você é: se atualize sempre!

Para isso, acesse o meu blog. Sempre estou em busca de trazer as novidades mais quentes sobre Facebook Marketing e Marketing Digital para você

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>