Não há dúvidas de que a internet se tornou o principal meio em que as pessoas buscam informações, especialmente nos últimos anos. Com isso, surgiram muitas oportunidades de negócio e um deles é o Marketing Digital.

Através dele é possível realizar o marketing dos seus serviços através de blogs, redes sociais, entre outras ferramentas.

Ao realizar o marketing digital no seu consultório, é importante você investir em conteúdos relevantes e de qualidade para que seus pacientes sejam atraídos pelos seus perfis sociais e por aquilo que é disponibilizado para eles, gerando assim mais visibilidade e autoridade para você.

Entre as inúmeras redes sociais que encontramos atualmente, o Facebook é, com certeza uma das mais utilizadas no mundo todo, e no Brasil, essa realizada não é diferente, o que torna ele uma ferramenta muito eficiente ao desenvolver o marketing do seu consultório.

 

COMO DIVULGAR NO FACEBOOK?

Uma clínica que resolve investir no marketing digital no Facebook não poderá ter um perfil particular, mas sim uma página comercial, que é o recomendado para esse tipo de divulgação. Após criar está página, é necessário fazer o planejamento do que será postado e as estratégias que serão empregadas ao publicar.

Mas, como é possível utilizar o Facebook corretamente para realizar marketing? Confira agora os 5 passos que separamos para você, para que isso seja possível:

 

1 – CONHEÇA O PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é o principal ponto de partida no marketing digital. Logo, conhecê-lo bem é fundamental para que possam ser produzidos conteúdos que falem diretamente com ele. Esse público pode ser classificado por gênero, idade, níveis de escolaridade, estado civil, entre outros aspectos que sejam relevantes para o seu consultório.

 

2 – INVISTA EM MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta de visibilidade e atração de novos pacientes. Para isso, entretanto, é necessário produzir um conteúdo de qualidade, com embasamento teórico, mas de fácil entendimento.

Uma dica é utilizar posts com dicas de saúde, informações, novidades da área e, esporadicamente, expor a sua instituição, através da divulgação dos serviços oferecidos, o profissionais que atendem, entre outros.

Conforme o Conselho Federal de Medicina — por meio da Resolução nº 1.974/2011, que estabelece os critérios norteadores da propaganda na Medicina —, é possível divulgar os equipamentos disponíveis e os tratamentos oferecidos na sua clínica, mas não como sendo o único, ou o melhor, por exemplo.

 

3 – CUIDE DA IDENTIDADE VISUAL DA CLÍNICA

Outro ponto importante de se adotar para divulgar no Facebook a sua clínica diz respeito à identidade visual.

É essencial contratar um profissional que tenha conhecimento na criação desse tipo de trabalho. Assim, escolha uma identidade padrão para todos os ambientes digitais e impressos disponibilizados pela clínica.

 

4 – ESTABELEÇA UMA PERIODICIDADE NAS POSTAGENS

Não é bom publicar em excesso para não afastas seus seguidores, mas também não se deve esquecer de postar. O mais indicado é manter uma frequência de três a quatro postagens por semana. Porém vale lembrar que isto não é uma regra, é importante acompanhar como é a reação do seu público e verificar a necessidade de aumentar ou diminuir o número de postagens, para que não tenha exageros para nenhum dos extremos. Também tome cuidado para que elas não sejam repetitivas.

Tendo uma periodicidade fixa, as chances de o público se engajar nessas postagens é muito maior. Desse modo, a clínica demonstra interesse em estar mais próxima dos seus pacientes, por meio da divulgação de conteúdos ricos.

 

5 – TENHA UM BOM ATENDIMENTO NA REDE SOCIAL, MAS TAMBÉM FORA DELA

Todo mundo gosta de ser bem atendido, não é mesmo? A área da saúde, em particular, por ter um contato mais próximo com os pacientes, requer que esse atendimento ao paciente seja muito cuidadoso.

No Facebook, responda gentilmente aos comentários e mensagens, e não deixe nenhum dos seguidores sem resposta. O mesmo vale para o atendimento na clínica: envie mensagens ou ligue para os pacientes alguns dias antes, avisando sobre a sua consulta. Em outras palavras: seja cordial e demonstre interesse no bem-estar do paciente.

Enfim, viu só como divulgar no Facebook é possível em todos os seguimentos, inclusive nos consultórios?

Com o avanço da tecnologia, estar presente nas redes sociais é estar junto do público. Por isso, elabore bons conteúdos, dê atenção aos seguidores da sua página — e, assim, conquiste e fidelize pacientes para a sua clínica.

 

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