O relacionamento com o cliente é um setor fundamental em qualquer negócio. É por meio dele que muitas pessoas vão avaliar se querem comprar (ou não) o seu serviço e se vale a pena continuar como o seu cliente. Por isso, ter estratégias bem definidas faz toda a diferença!

Ter uma equipe de relacionamento bem formada, satisfeita, comprometida e integrada é essencial para seu negócio prosperar.

Um ponto importante: jamais ache ruim que seu cliente se comunique. Pelo contrário, a interação significa que ele está participando e, portanto, é engajado.

Quando falamos no setor de relacionamento com o cliente, estamos falando de duas etapas:

  • Pré-vendas: que são dúvidas antes da venda, esclarecimentos sobre o serviço e contato com o cliente que ainda não fechou a compra.
  • Pós-vendas: que tantos deixam esquecido, mas que é fundamental também, pois é com ele que se conquista a fidelidade do cliente.

 

1. PERSONALIZE O ATENDIMENTO DA SUA CLÍNICA

É importante pensar que sua empresa precisa ser vista como exclusiva, única e totalmente importante ao seu cliente. A equipe de relacionamento deve estar totalmente envolvida e pensar sempre na satisfação de quem é atendido.

Dessa forma, personalizar o atendimento significa trazer uma experiência boa e fazer com que o cliente se sinta especial de alguma forma. O atendimento pode e deve ser simples, estratégico e eficiente — o que de forma alguma impede em ser personalizado.

Cada negócio tem a sua forma de personalizar e lidar com o perfil do cliente. Tudo vai depender se o relacionamento será online ou físico, os canais usados de comunicação, as estratégias adotadas e o planejamento de atendimento feito.

Não esqueça que um bom atendimento pode levar o seu negócio a um novo patamar. Confira itens que devem ser sempre observados:

  • Empatia;
  • Escrita;
  • Apresentação e finalização de cada contato;
  • Forma de comunicação definida, educada e coerente;
  • Demonstração de confiança no cliente;
  • Rápido retorno;
  • Demonstração de conhecimento por quem realiza esse atendimento;
  • Padronização entre todos do setor — principalmente relacionado às respostas.

Além disso, não deixe de pedir a avaliação do seu cliente ao final do atendimento. Isso é importante para mensurar a qualidade do trabalho do setor, observar pontos de melhoria e entender cada vez mais o perfil do cliente.

 

2. CANAIS DE ATENDIMENTO

Estamos no século 21, não tem como não pensar em um setor, seja de pré ou pós-venda, sem o uso máximo de todos os canais de atendimento.

O ideal é que sempre se avalie se o canal realmente é interessante para o seu negócio. Mas nunca esqueça de pensar como o cliente atual.

O que ele busca é rapidez no atendimento, opções de comunicação variadas e agilidade nas soluções e respostas.

Diante disso, use todos os canais de atendimento que você puder! Pense que seu cliente não quer esperar e não quer burocracia para ter um problema resolvido.

 

3. AGILIDADE COM SOLUÇÃO

O cliente quer velocidade, isso é um fato, e dizer que apenas qualidade resolve é um grande erro.

Estabeleça um prazo coerente para retorno ao cliente e deixe isso claro a ele. Não tenha vergonha de pedir mais informações ou de responder para seu cliente que você não entendeu a pergunta. Faça isso sempre que faltar clareza no questionamento. É melhor ter mais uma etapa do que responder algo errado para o cliente.

 

4. CADA CLIENTE É ÚNICO

Pensar que cada cliente é especial significa olhar para cada demanda e estratégia de relacionamento ao cliente de forma individual.

Ainda que existam padrões e regras, é importante analisar cada caso. Quando atendemos um paciente, pode não existir uma segunda chance se falharmos. Então, é fundamental que você pense antes de agir.

Conheça o perfil de quem você está lidando! Isso é essencial para você saber exatamente o que essa pessoa deseja e a forma que ela quer ser tratada.

Quando um empreendedor percebe o quanto esse público é importante, ele passa a atuar com um pós-vendas ativo e com reais encantamentos aos seus clientes.

Diante de tudo isso, resta dizer: utilize soluções que o mercado oferece na área de atendimento, busque estratégias, estude e melhore constantemente!

 

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